Vamos falar sobre Aneurisma Cerebral

O aneurisma cerebral é uma doença grave, sendo caracterizada pela dilatação anormal das artérias que irrigam o cérebro. Devido ao enfraquecimento das paredes desses vasos, a pressão sanguínea vai deformando as partes mais fragilizadas e menos resistentes. Pode formar uma espécie de bexiga (aneurisma sacular), o que ocorre na maioria dos casos, ou provocar um aumento localizado da circunferência da artéria (aneurisma fusiforme).

Crescendo lenta e progressivamente, os aneurismas podem se romper e gerar hemorragia ou comprimir nervos ou outras partes nobres do cérebro, ocasionando uma série de sintomas. Apesar de a maioria dos casos se manifestar na forma de um único aneurisma, até 20% são aneurismas múltiplos.

Associado a aspectos genéticos e outros fatores de risco, como o tabagismo e hipertensão arterial, o aneurisma cerebral ocorre mais em mulheres, numa relação de 2 para 1 na comparação com os homens.

Estima-se que a doença atinja de 0,9 a 2% da população brasileira, particularmente pessoas na faixa dos 40 a 60 anos.

O tratamento é definido em função do tamanho, localização, tipo e forma do aneurisma e quadro clínico do paciente. As técnicas adotadas são microcirurgia ou intervenção endovascular (embolização).

×